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A Pobr€za das Naçõ€s

A Pobr€za das Naçõ€s

Participação Externa de Mário Pinto: O Poder do Rumor

Mário Pinto: Estudante no ISCAC, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra

 

Não é novidade nenhuma para a maioria das pessoas, que estejam minimamente atentas a informações decorrentes do dia-a-dia, assegurar que o mercado financeiro é inconstante. Também não é novidade que ocasionalmente catástrofes naturais, guerras, fraudes - caso da Volkswagen mais recentemente - entre outros acontecimentos apanham os investidores de surpresa. Contudo, por vezes a turbulência vivida na bolsa é oriunda de palavras que despropositadamente – pensamos nós – infligem distúrbios no funcionamento do mercado, eé aqui quemora a novidade para alguns: os rumores, como outro acontecimento qualquer, provocam perturbações no mercado financeiro.

Não é necessário andar muito tempo com o calendário para trás para estarmos perante casos conhecidos em que o rumor ocasionou descidas acentuadas na bolsa. Temos o acontecimento na China e … em Portugal. Wang Xiaolu, jornalista da revista Caijing, provocou perdas colossais para a China quando certo dia resolveu levantar falsas questões sobre ações e mercados a prazo. É incontestável que a China já trazia muitasfragilidades na sua economia, mas a afirmação do Senhor Xiaolu veio instaurar mais o pânico.

Outra ocorrência que afetou diretamente o principal índice português – o PSI 20 teve a pior seção desde Agosto – foram as declarações dos líderes dos partidos de esquerda do nosso país. A porta-voz do BE afirmou que o Governo de Passos Coelhos e Paulo Portas acabou, assim como o secretário-geral do PS acrescentou que o PS está em melhor posição que a direita para formar Governo, não esquecendo ainda que Jerónimo de Sousa também colocou água na fervura. Apesar de não passarem de rumores, porque ainda ninguém sabe qual partido ou partidos irão governar, à vista dos investidores estas declarações ameaçaram bastante o andamento do mercado nacional.

Por outro lado, os rumores não trazem apenas aspetos negativos à bolsa. Um estudo elaborado por HuinaMao e JohanBoller - Universidade de Indiana - e Scott Condes - Microsoft Research - defende que um otimismo no Twitter indica um aumento nos retornos diários do dia seguinte.

Posto isto, é possível demonstrar que a instabilidade dos preços não se baseia apenas no funcionamento da empresa ou na conjuntura económica, baseia-se também na capacidade persuasiva das massas.

 

Mário Pinto